Honda Golf Center

Artigos

Aberto do Sapezal – Marcos Negrini soma seis abaixo e vence de ponta a ponta, em Indaiatuba

17 abril, 2023

Fernando Silva e Matheus de Paula completam o pódio. Maria Pia Bragança retorna com vitória

 

Maria Pia e Negrini com os troféus de campeões do Aberto do Sapezal 2023. Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria

Maria Pia e Negrini com os troféus de campeões do Aberto do Sapezal 2023. Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria

Marcos Negrini, do Damha, manteve sua invencibilidade em torneios nacionais de 2023 ao vencer de ponta a ponta o 5º Campeonato Aberto do Sapezal Golfe Clube, o campo oficial da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), jogado neste final de semana, 15 e 16 de abril, em Indaiatuba (SP). O torneio válido para os ranking scratch, pré-sênior e sênior e por handicap index, masculinos e femininos, da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe) teve ainda Maria Pia de Orleans e Bragança vencendo no feminino.

Veja álbum de fotos completo

Essa foi a quarta vitória consecutiva de Negrini, o número 1 do Brasil e de São Paulo, em torneios da FPGolfe na temporada de 2023. Ele vinha de vitórias no Abertos de Bauru e de Campinas, válidos para o ranking Paulista; e no Campeonato Bandeirantes, que valeu também para o ranking nacional e para o ranking mundial amador de golfe (WAGR), onde Negrini é hoje o terceiro brasileiro mais bem colocado.

Ponta a Ponta – No Sapezal, Negrini não deu chances para ninguém. Ele fez sete birdies para jogar 66, quatro abaixo, no sábado, e abrir duas tacadas de vantagem. No domingo, apesar de abrir cada metade do campo com um bogey, fez mais quatro birdies, para jogar 68 (-2), somar 134 tacadas, seis abaixo do par e conquistar o título do Sapezal pela primeira vez na carreira sem ser ameaçado.

Quem mais se aproximou do campeão foi Fernando Silva, do Campinas Golf Center, que vinha em busca de seu terceiro título, depois de ser bicampeão do Sapezal em 2020 e 2021. Fernando chegou a reduzir a diferença para apenas uma tacada após um birdie no 5, mas fez bogey a seguir e nunca mais encostou no líder. Jogou duas voltas de 68 tacadas, para somar quatro abaixo, ser o segundo e último a quebrar o par do campo nos dois dias, e ser vice-campeão.

Destaques – A melhor volta do domingo, no entanto, foi de Matheus de Paula, do Damha, que tem mostrado um progresso muito grande em seu jogo nesta temporada. Matheus fez seis birdies no domingo, para jogar 66, quatro abaixo, igualar a melhor volta da semana e terminar em terceiro na geral.

Matheus não ganhou troféu na classificação geral, mas levou o de campeão da categoria com até 8,5 de handicap, com 140 (73-67) tacadas, maior do que o gross, já que jogou com handicap -1. O vice-campeão foi José Edson da Silva, do Guarapiranga, com 149 (73-78) tacadas, enquanto Douglas Black, o Doug, capitão do Sapezal, completava o pódio em terceiro, com 152 (72-80).

Handicaps – Nas demais categorias de handicap foram premiados o campeão gross do grupo e os dois melhores net (resultados descontados os handicaps). Na 8,6 a 14, o campeão gross foi Luiz Claudio Recchia, do Sapezal, vice-presidente Técnico da FPGolfe, com 159 (84-75) tacadas. Os prêmios net foram para Leandro Metzner, do Arujá, campeão com 144 (70-74), e Kendall Dunn, de Bastos, vice com 150 (74-76).

Na 14,1 a 19,4, o campeão gross foi Aparecido de Camargo, com Vista Verde, com 168 (87-81) tacadas, No net o pódio dobradinha do Sapezal; Célio Kanesaki, em primeiro com 138 (71-67), mesmo total de Fabien Dupret (68-70), que ficou em segundo nos critérios de desempate.

Mais premiados – Na 19,5 a 25,7, Ulisses Soares, do Campinas Golf Center, foi o campeão gross com 173 (97-76) tacadas, enquanto os prêmios net foram para Marcelo Vergel, do Sapezal, com 139 (73-66), e para Eduardo Bradaschia, do São Paulo Futebol Clube, vice-presidente de Marketing da FPGolfe, com 150 (75-75).

E na 25,8 a 36, categoria extraoficial, disputada no sistema stableford, de soma de pontos, que reuniu muitos jogadores com menos de 1 ano de golfe, o pódio só teve jogadores do Sapezal. O campeão foi José Geraldo Dontal, vice-presidente Administrativo da FPGolfe, com 66 (25-41) pontos; seguido por Francisco Sá, com 63 (29-34), e por Leonardo Maruyama, com 61 (26-35).

Feminino – Entre as mulheres, o destaque foi Maria Pia de Orleans e Bragança, do São Fernando, membro do Conselho de Administração da FPGolfe, que voltou a competir em Abertos depois de quatro anos e comemorou seu retorno às grandes competições do golfe com uma vitória. Maria Pia foi campeã com 165 (81-84) tacadas, seguida pela juvenil Giovana Frezza, do Corujinha, que conquistou seu segundo troféu seguido em torneios do ranking paulista ao ser vice-campeã, com 184 (93-91) tacadas.

Na classificação por handicaps índex até 16, o troféu de campeã ficou par Silvia Renata de Campos, do Terras Selvagem, com Mato Grosso, com 176 (84-92) tacadas. Já na 16,1 a 25,7 a campeã Li Lian Mizikami. Houve ainda uma categoria extraoficial de 25,8 a 36, vencida pela juvenil Luana Costa, do Corujinha, que ganhou seu primeiro troféu em Abertos, com 70 (35-35) pontos, seguida por Ivaneide Benedita da Silva, do Riacho Grande, primeira negra a subir ao pódio no golfe paulista, com 32 (18-14) pontos.

Premiação – Mauro Batista, secretário executivo da FPGolfe, apresentou a entrega de prêmios que teve a mesa composta por Ademir Mazon, presidente da FPGolfe, Paulo Tâmbara, presidente do Sapezal e seu capitão Douglas Black, por Otávio Mizikami, da Honda, detentora dos Naming Rights do Honda Golf Center, o centro esportivo da FPGolfe, e Gustavo Muniz, sócio da Globus Seguros, que desde o Campeonato Bandeirantes iniciou uma parceria com a FPGolfe para segurar o prêmio para hole-in-one, que no Sapezal foi uma moto elétrica, não ganha por ninguém

Aproveitou-se ainda para premiar os vencedores do três torneios de Match Play do Sapezal, em 2022, que ainda não haviam sido entregues. A Taça Capitão teve como ganhador Christina Fulford. Célio Kanesaki ganhou a Tapa Presidente, enquanto o Torneio de Duplas Match Play do clube foi vencido pela equipe de Ademir Mazon e Sebastian Schrader.

Resultados 

 

× Como posso te ajudar?