Honda Golf Center

Artigos

Aberto de Duplas de SP retorna após 16 anos, com vitória de Christian Fulford e Ivair Tadei

31 julho, 2023

Competição realizada no Sapezal, em Indaiatuba, premiou sete duplas de quatro categorias

 

Tambara (esq.) e Mazon (dir.) entregam prêmio de campeões scratch a Fulford e Tadei. Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria

Dezesseis anos depois de seu pai, Brian Fulford, jogando ao lado de Ronald Gunn, ter sido vice-campeão da última edição desse torneio, em 2007, Christian Fulford finalmente pode dar à família o título do Campeonato Aberto de Duplas Masculinas do Estado de São Paulo, jogando em parceria com Ivair Tadei, do Imperial.

Veja as fotos da premiação
Aguarde álbum completo neste mesmo link

A competição de 2023 foi disputada neste final de semana, dias 29 e 30 de julho, no Sapezal Golfe Clube – FPGolfe, o campo oficial da Federação Paulista de Golfe, em Indaiatuba (SP). A primeira rodada foi jogada na modalidade Melhor Bola (Four Ball – Best Ball) e a segunda na de Tacadas Alternadas (Foursomes ou Alternate).

Brian e Ivair começaram a volta final em segundo lugar, com 68 tacadas, duas abaixo, mas graças ao excelente entrosamento viraram o jogo nas tacadas alternadas, modalidade em que cada dupla joga apenas uma bola, revezando-se nas tacadas até embocar. Eles somaram 69, a melhor volta do segundo dia, para vencer com 137 tacadas, três abaixo e 15 de vantagem sobre os adversários. Os vice-campeões gerais foram Luiz Guilherme Battendieri e Luis Antônio de Vasconcelos, o Lula, ambos do Santapazienza, com 152 (72-80) tacadas.

Handicaps – Donizetti Souza e Ricardo Pinto, da Associação Esportiva São José, que haviam começado o dia em primeiro lugar, jogaram mal nas tacadas alternadas e ficaram longe do pódio da categoria scratch. Em compensação foram os campeões na Categoria 1, com soma de handicaps até 16, com 147 (62-90) tacadas, sete acima do par. E já aproveitaram para convidar os golfistas para o Aberto de seu clube, no começo de setembro, em São José dos Campos.

Já na Categoria 2, para somas de índex até 38, os campeões foram a dupla formada por João Tomazeli, do Clube de Golfe de Campinas, e Robson Segalla, do Imperial, com 133 (59-74) tacadas. Em segundo, com 137 (64-73), terminou a equipe da casa formada por Paulo Hendges     e Ademir Mazon, presidente da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe). Ademir era o único em campo a defender o título, depois de ter vencido a Categoria 2 do torneio de 2007, jogando em duplas com Lyn Ahn, na época em que ambos jogavam por Campinas.

E na categoria 3, para soma de índex até 52,4, Rodrigo Moreira Borges, o Peixe, do Terras de São José, e Marcelo Vergel, do Sapezal, foram os campeões com 137 (63-74) tacadas, três abaixo do par. Em segundo, com 138 (69-69), terminaram Gil Geraldo Hipólito, do Sapezal, e Márcio Aparecido Marques, do Clube de Golfe de Campinas.

Premiação – Mauro Batista, diretor Executivo da FPGolfe, apresentou a entrega de prêmios, que teve a mesa formada por Ademir Mazon, presidente da Federação Paulista de Golfe, e Paulo Tambara, presidente do Sapezal. Ademir lembrou a importância da modalidade dos jogos de duplas, com jogos de melhor bola e sobretudo os de tacadas alternadas, utilizados nas principais competições do golfe mundial, como Ryder Cup e Presidents Cup, além da Los Andes, o Campeonato Sul-Americano de Golfe por Equipes.

Ademir ressaltou que além de algumas regras diferenciadas para os jogos de tacadas alternadas, a modalidade exige estratégias específicas que são um aprendizado para os golfistas. Tambara, que nunca havia disputado eventos de tacadas alternadas, disse ter gostado muito da novidade e que espera ver o Sapezal recebendo o torneio de volta em 2024.

Resultados

 

× Como posso te ajudar?